Santuário de Cássia comemora aniversário e espera 60 mil fieis
Tecnologia
Publicado em 16/05/2023
Comentários
Maio, mês de Santa Rita de Cássia, dá início às homenagens à santa das causas impossíveis, das viúvas e das rosas e às comemorações do primeiro ano do Santuário de Santa Rita de Cássia, maior do mundo dedicado à Santa e localizado em Cássia (MG)
A expectativa dos organizadores é de receber 60 mil pessoas entre este sábado (13), quando começa a novena, e 22 de maio, dia da santa padroeira da cidade.
“A leitura que faço desse primeiro ano do nosso Santuário é muito positiva. A fé em Santa Rita de Cássia é muito grande. Os fiéis confiam, pois, ela é a Santa das causas impossíveis. Estou com uma expectativa muito boa para este mês, tanto com a participação dos fiéis, quanto de difundir cada vez mais a devoção à Santa Rita”, afirma o reitor do Santuário, padre Michel Pires.
Outro destaque nesse momento é a relíquia óssea de Santa Rita de Cássia que se encontra no Santuário para visitação até 22 de maio. É uma relíquia de primeiro grau da Abadia cisterciense de São Bernardo e está emprestada exclusivamente, para a Novena e Festa de Santa Rita de Cássia de 2023.
Em breve, o Santuário terá sua própria relíquia de primeiro grau, que se trata da parte do corpo humano da Santa. Ela será enviada especialmente pelos Agostinianos da Itália para o Santuário de Santa Rita de Cássia.
Para o padre Dione Piza, vice-reitor do Santuário, a relíquia é motivo de graça para o fiel, de revisão de vida e reflexão. “Estar na presença de uma relíquia é como se pudéssemos fazer uma peregrinação espiritual à Cássia, na Itália, já que muitos não podem ir fisicamente até lá. É como se Santa Rita de Cássia estivesse morando fisicamente aqui por esse período, representada por esses pequenos fragmentos”, afirma.
Ele destaca que, apesar disso, o foco da relíquia nunca é o santo em si, mas sim o criador, que é louvado e venerado através do testemunho de vida da santa.
No dia 22, dia em que se celebra o Dia de Santa Rita de Cássia, será realizada a Missa das Rosas, às 10h, com a celebração do bispo da diocese de Guaxupé, da qual o Santuário faz parte, dom José Lanza Neto, e a Festa de Santa Rita de Cássia. Na ocasião, será comemorado o primeiro ano do Santuário, em Cássia.