Produtores rurais encontram 17 bois mortos com sinais de violência em fazenda de MG; causa é desconhecida
Tecnologia
Publicado em 12/05/2023
Comentários
Proprietários de uma fazenda, em Caxambu, no Sul de Minas, alegam que encontraram 17 bovinos mortos nos últimos meses. O caso é monitorado pela prefeitura e pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Segundo informações, ainda não se sabe o que teria causado a morte desses animais.
A Fazenda Morro Cavado fica a cerca de 3 km da zona urbana de Caxambu. As primeiras mortes começaram entre fevereiro e março. Desde então, o motivo dos óbitos é um 'mistério' que tem assustado a vida dos moradores da fazenda.
A extensão da Fazenda Morro Cavado atinge os 86 hectares de área de produção agropecuária e outros 24 de mata nativa. Depois das primeiras mortes, que aconteceram fora da área de confinamento, outros bezerros surgiram mortos, desta vez, dentro do curral.
A fazenda contava até então com 70 cabeças de gado que produziam pouco mais de 100 litros de leite por dia. A perda dos animais já representa um grande prejuízo.
"Os animais surgiram com mordidas na boca e no pescoço. Não tinha vestígios de sangue. Arrancava um 'braço' do animal, algumas vísceras. [...] É muito chocante. Financeiramente, pra gente, tem um prejuízo", diz Maria Luiza Manchilha, moradora do local e filha dos proprietários da fazenda.
O boletim de ocorrência da Polícia Militar registra a suspeita de um possível ataque de onça. Os moradores sentem medo de que, além dos animais, eles possam ser atacados.