Escola Francina de Andrade comemora 113 anos com passeata em Passos
Tecnologia
Publicado em 26/08/2022
Comentários
Com o tema: “No coração da cidade é o seu lugar!”, a Escola Municipal Professora Francina de Andrade – Dona França, comemora os seus 113 anos nesta sexta-feira (26), em Passos (MG). Como parte das comemorações, a partir das 9h a escola fará uma passeata/caminhada pelo centro da cidade com seus alunos, professores, pais, funcionários e membros da Associação de Pais e Mestres – APM. A Francina é reconhecida pela excelência no ensino e por manter as tradições.
A passeata/caminhada terá início no prédio do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, onde temporariamente funciona parte da escola. O evento terá dois atos cívicos, sendo o primeiro uma parada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Passos, onde os participantes cantarão uma música que leva o tema da comemoração, uma paródia da música “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso.
Em seguida a caminhada continuará até o prédio tombado da Dona França, no cruzamento da rua Coronel Neca Medeiros com a travessa Monsenhor João Pedro, para um abraço coletivo (simbólico) e outras homenagens. Desde 2020 o prédio está fechado por questão de segurança, motivado pela degradação da estrutura e por não cumprir as normas do Corpo de Bombeiros, referente à segurança e acessibilidade. Atualmente, aguarda aprovação do projeto de restauro pelo Conselho do Patrimônio Histórico Municipal.
Lutas e entraves
De acordo com o advogado e membro da APM, Cleser Amorim, desde 2018 várias reuniões já vinham ocorrendo na tentativa de realizar um projeto junto com o Conselho de Patrimônio Histórico do município. A associação chegou, inclusive, a pagar com recursos próprios um estudo patrimonial e histórico do prédio para balizar as reformas. Trabalho que não foi realizado por ocasião do tombamento.
Em 2020, com a pandemia, a escola foi interditada e desde então a APM e a direção da escola têm tentado com o Conselho um projeto de restauro. No ano passado a Prefeitura Municipal de Passos realizou uma licitação e a empresa vencedora apresentou seu projeto de restauração para a Escola no último mês de maio, tendo por base o trabalho de levantamento histórico feito pela associação de pais e mestres, prevendo atualizações de segurança e acessibilidade com a preservação de toda sua história.
Segundo o presidente da APM, Leonardo de Oliveira Costa, a restauração da Escola Francina tem apoio dos poderes constituídos municipais e também da sociedade civil em geral, que manifestou sua concordância com o projeto de restauro em audiência pública onde o projeto foi aprovado por unanimidade. “É importante falar que a APM tem sido acompanhada em suas ações para agilizar a restauração da Escola pelo poder executivo, através da Secretaria Municipal de educação, que disponibilizou os recursos necessários e também pelo Poder Legislativo, que não têm medido esforços para solucionar os entraves e agilizar a restauração”, completou.
Aguardando o Conselho
Esse projeto foi entregue impresso ao Conselho de Patrimônio Histórico Municipal no início do mês de junho de 2022 e desde então, toda a comunidade aguarda um parecer favorável para iniciar as obras de restauro, lembrando que o prefeito afirmou na audiência realizada, que já possui os recursos financeiros necessários para as obras.
No entanto, em entrevista a uma TV local, a presidente do Conselho falou que são muitas pastas para serem analisadas e frisou bastante que os conselheiros deveriam ter participado da execução do projeto, porém de acordo com a APM e como já mencionado acima, foram feitas várias tentativas sem sucesso.
Enquanto isso…
Os alunos da escola tiveram de ser alocados para dois prédios (Educandário, no centro da cidade, e antigo prédio da ETEP, próximo ao Fórum de Passos), causando uma “divisão” na escola. Além disso, muitas salas de aulas tiveram de ser readequadas para o ensino fundamental. De acordo com a diretora, Meiry Angela da Costa Silva, “são espaços adaptados, distantes um do outro e longe de ser o ideal para os alunos”.
Ela esclarece ainda que, mesmo com todas as dificuldades encontradas, a Escola Francina de Andrade continua sendo uma escola com alta pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, sendo referência em toda a região. “O corpo docente, equipe pedagógica e administrativa, travam uma luta diária para que os alunos sejam minimamente impactados pelo atual contexto que envolve a instituição. E para que a escola continue sendo conhecida pela qualidade no ensino e para manter as tradições”, afirmou.