Após 13 anos, ETE tem obras finalizadas e começa a funcionar em Capitólio
Tecnologia
Publicado em 16/08/2022
Comentários
As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foram concluídas e o serviço começou a operar em Capitólio, segundo a Prefeitura. A ETE começou a ser construída em 2009, mas o projeto ficou suspenso de 2012 a 2019.
“A ETE é uma demanda antiga da cidade, uma obra que infelizmente ficou parada durante outras gestões. Agora o esgoto coletado no município receberá tratamento adequado e retornará à natureza despoluído. Como resultado temos águas mais limpas, preservação da fauna e flora local, melhora da qualidade de vida da população e maior fomento ao turismo da região”, disse o prefeito Cristiano Gerardão (PP).
De acordo com a Prefeitura, o projeto da ETE foi elaborado pela empresa Esse Engenharia e Consultoria Ltda, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A obra começou em 2009 e na época a previsão de término era para 2012. Entretanto, em 2012 somente 60% da obra havia sido concluída e a construção foi suspensa, ficando nesta situação até 2019.
Em 2019, o projeto foi retomado tendo como valor inicial do contrato cerca de R$ 8.263.543,40 para conclusão de todo sistema de esgotamento e para a estação de tratamento de esgotos. A empresa Maquenge Máquinas e Engenharia Ltda foi responsável pela finalização das obras.
Com isso, em 2022, a ETE foi entregue para a responsabilidade da Prefeitura, uma vez que o Município cumpriu todas as exigências impostas pela Codevasf.