IF Sul de Minas sente impacto com corte de verbas e demite parte dos terceirizados
Tecnologia
Publicado em 27/07/2022
Comentários
O Instituto Federal sentiu o impacto com o corte de verbas anunciado pelo governo federal e precisou demitir parte dos funcionários terceirizados no Sul de Minas. Os cortes de servidores foram feitos nos campi de Inconfidentes e Muzambinho.
De acordo com a assessoria de imprensa do IF Sul de Minas, os últimos cortes anunciados pelo governo impactaram em 11,71% do orçamento total da instituição. O impacto foi grande em todas as unidades, mas em especial no campus de estrutura agrícola, onde o gasto com manutenção é maior.
Das oito unidades do Instituto Federal no Sul de Minas, duas delas vão cortar funcionários terceirizados: Inconfidentes e Muzambinho.
Ainda conforme a assessoria, no campus de Inconfidentes a redução será para 12 o número de colaboradores. Já no de Muzambinho, 24 funcionários terceirizados da unidade serão demitidos.
Nas duas unidades, todos os setores que contam com colaboradores terceirizados foram afetados. Conforme o IF Sul de Minas, foram poupados aqueles que tem contato direto com os estudantes.
Já nas outras unidades como Carmo de Minas, Machado, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações não haverá necessidade de demitir colaboradores terceirizados.
O Instituto Federal realizou ações antes de tomar a medida de demissões. Entre as ações adotadas, o IF Sul de Minas suspendeu e cancelou algumas atividades, como, por exemplo, diárias de visitas técnicas, diminuiu os insumos das escolas fazenda e racionou energia elética e água.
São oito unidades na região, além de núcleos avançados e polos de rede em diversas cidades da região. A instituição ainda oferece curtos técnicos integrados ao ensino médio, cursos de especialização, Proeja, graduação, pós graduação, cursos na modalidade EaD e cursos de formação inicial e continuada.