Diretor da Heineken e Governador de Minas anunciam oficialmente a construção da nova cervejaria em Passos
Tecnologia
Publicado em 28/04/2022
Comentários
Passos (MG) venceu a disputa para sediar a nova fábrica da cervejaria Heineken no estado. Autoridades assinaram nesta quarta-feira (27), no auditório da OAB, o protocolo para a instalação do complexo produtivo.
Estiveram presentes o governador de Minas, Romeu Zema, o prefeito de Passos, Diego Oliveira, o presidente do grupo Heineken, Mauricio Giamellaro, o Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, o Procurador da República, Carlos Bruno Ferreira da Silva, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o Vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, Mauro Homem, entre demais autoridades.
Cerca de 200 cidades se inscreveram para receber a nova fábrica da cervejaria, as quais receberam os agradecimentos do presidente da Heineken. Giamellaro parabenizou e agradeceu também ao prefeito de Passos, Diego Oliveira.
‘’Gestão pública é extremamente importante, às vezes minimizamos a importância do poder público na geração de empregos e na atração da iniciativa privada, eu represento isso e posso dizer para vocês da seriedade que esse processo foi conduzido tanto a nível do governo quanto a nível municipal. A equipe do governador Zema e do prefeito Diego são equipes que trabalharam afinco para estarmos aqui hoje’’, disse o presidente.
Segundo a Associação Comercial da cidade, mais de 350 empregos deverão ser gerados e o investimento poderá chegar a R$ 1,8 bilhão. Ainda de acordo com o presidente da cervejaria no Brasil, a fábrica em Passos também deve gerar cerca de 11 mil empregos indiretos para toda a região.
A área em que a cervejaria será construída já foi definida. O terreno fica às margens da MGC-146, que liga Passos a São João Batista do Glória. O local que abriga uma plantação de soja deverá dar espaço à fábrica de cervejas.
A unidade em Passos será a 15ª fábrica da cervejaria. A previsão é que ela seja construída até 2025. Segundo os representantes da Heineken, o município foi escolhido por três fatores: “localização estratégica, disponibilidade hídrica e condições socioambientais”.
“Tomamos uma decisão baseada em critérios técnicos. Acho que esse é um ponto importante. Agradecemos demais as mais de 200 cidades que se inscreveram formalmente, abraçando a Heineken, se colocando à disposição, mas a gente tinha pontos importantes também do ponto de vista de negócios para tomada de decisão, então Passos foi escolhida […] Eu acho que o envolvimento das partes interessadas, proximidades de unidades de conservação e a própria oportunidade de desenvolvimento social foi um fator fundamental. Passos nos apresentou isso de uma maneira bastante satisfatória”, explicou Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken.
Corrida pela cervejaria
No final do ano passado, depois que a empresa oficializou que a nova fábrica do estado não seria mais construída em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma corrida começou no estado e na região para atrair o novo empreendimento.
Passos foi uma das cidades que declararam interesse em receber o empreendimento. Para isso, ofereceu muita água e uma área industrial ampla. Pelas ruas da cidade, os moradores aguardam ansiosos pela oficialização.
“Vai trazer mais trabalho para as pessoas, então é um avanço para a cidade”, disse o analista de sistemas Sandro Funchal do Nascimento.